25 de mar. de 2010

RESUMO DA HISTÓRIA DAS FACULDADES DE PALMAS-UNICS (ATÉ MARÇO 2010)

Pesquisadora: Lucy Bortolini Nazaro
Dom Carlos Eduardo de Sabóia Bandeira de Mello criou o CPEA – Centro Pastoral, Educacional e Assistencial Dom Carlos, em 01.07.67. E, com o Decreto Federal nº 63.583, instalou-se a FAFI (criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas-FAFI, seu grande anseio, a qual foi instalada dias após a sua morte). A FAFI de Palmas sempre foi mantida pelo CPEA.
A abertura das aulas foi em 10 de março de 1969, com a presença de Clóvis Salgado, Dom Luciano José Cabral Duarte, Felipe Tiago Gomes, Cândido Manuel Martins de Oliveira, Prof. João Calixto de Medeiros, Arnaldo Faivro Busato, Mons. Eduardo Rodrigues Machado, primeiro Diretor da FAFI e Inspetor Regional. Contou, portanto com a presença de dois membros do Conselho Federal de Educação, na época: Clóvis Salgado e Dom José Cabral Duarte, este último foi o relator do processo desta Faculdade.
O campo de abrangência da Faculdade foi de todo o Sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina, em torno de 32 municípios, estendendo-se hoje para municípios, do Rio Grande do Sul e outras regiões do Paraná e Santa Catarina, ultrapassando longe o número de cem. Na época, Palmas era a única no Paraná, fora a Capital, que possuía o Curso de Filosofia.
A Biblioteca já contava com mais de dez mil volumes, sendo, na época, a mais completa do interior do Estado, conforme o ilustre Dom Luciano José Cabral Duarte.
As Faculdades de Palmas chegaram a oferecer em torno de dezenove cursos de Graduação e diversos Cursos de Pós-Graduação (Lato-Sensu) em diversas áreas, abrangendo os níveis de Especialização, não só em Palmas, mas em muitos municípios do sul do Brasil, sendo o Rio Grande do Sul a sua maior área de atuação, por muitos anos; e ofereceu, também, o nível Stricto-Sensu- Mestrado. Esses cursos foram destinados a desenvolver e aprofundar a formação adquirida na graduação e formar professores ou pesquisadores no grau de especialista ou mestre. Contou, ainda, com diversos cursos e atividades de extensão que atenderam diversas áreas objetivando a difusão do conhecimento.
Funcionou, a princípio no Colégio Puríssimo Coração de Maria, depois foi criada a sede no centro da cidade, onde temos atualmente o Prédio do CPEA e, mais tarde foi construído o Campus Universitário no Trevo da CODAPAR. Contou, portanto, com duas unidades, o Campus I, situado no centro da cidade, estruturado com laboratórios, salas de aulas, setores administrativos, biblioteca, setor de pós -graduação e setor de pesquisa e extensão. E o Campus II, próximo à Pr 280, estruturado com salas de aulas, laboratórios, extensão dos setores administrativos, biblioteca e complexo desportivo, laboratórios de línguas, física, química, anatomia, biologia, informática e processamento de dados, escritório modelo, complexo desportivo com salas de aulas, quadras poliesportivas, sala de ginástica, piscina semi-olímpica térmica coberta, campo de futebol, pista de atletismo, livraria universitária, sala de desenho, lanchonetes e salas espelhadas, entre outros.
Posteriormente, foi criada também a FACEPAL - Faculdades Reunidas de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas, em 1979, com os cursos de Educação Física, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração de Empresas, Administração Rural; Ciências, habilitação em Física, Matemática, Biologia, Química.
Sempre caminhando rumo à Universidade, as Faculdades de Palmas foram se modernizando, ampliando suas atividades, chegando a contar em torno de seis mil alunos nos seus cursos: Filosofia, História, Letras (Português-Inglês, Português-Francês, Português e Literaturas). Letras-Espanhol, Pedagogia (Supervisão Escolar, Administração Escolar, Orientação Educacional, Magistério do Segundo Grau); Secretariado Executivo-Bilingüe, Ciências Sociais e Política, Administração, Administração Rural, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas; Ciências, Biologia, Matemática, Química, Física; Educação Física, Física. Além dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato-Sensu. As Faculdades de Palmas representam o sonho do passado que se tornou presente a rumo ao futuro como universidade que abrigará gente de uma vasta região deste país.
A FAFI contava com vestibular anual e a FACEPAL com vestibular semestral, tendo o CPEA- Centro Pastoral, Educacional e Assistencial Dom Carlos como sua entidade mantenedora. Atua nos campos pastoral, educacional e assistencial, e visa fornecer condições de promoção humana, cultural e cristã, através do desenvolvimento integrado de toda a região. Seu Diretor Presidente foi Dom Agostinho José Sartori, Bispo Diocesano de Palmas e Francisco Beltrão, até p ano de 2005, quando Dom José Antônio Peruzzo assumiu o Bispado, ficando D. Agostinho como Bispo Emérito.
Depois, no processo de unificação, caminho à Universidade, foi criada, em 2001, a FACIPAL- Faculdades Integradas Católicas de Palmas e, posteriormente transformada em UNICS- Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná, credenciado pela Portaria Ministerial n°1274. Em 14 de julho de 2008 teve alteração de denominação, para Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná através da Portaria n° 502 do Ministério da Educação.
Os últimos Diretores das Faculdades Reunidas foram Professora Zenith Santos Ribas, como diretora, e Hildefonso Padilha, como vice-diretor que, em 2004 assumiram como Reitores do UNICS. Os últimos Reitores foram Ivânia Marini Pitton e Vânia Maria Alves como Vice-Reitora.
No último ano do UNICS contávamos com menos de novecentos alunos, que chegou, no final do ano 2009 em torno de um mil e trezentos, graças ao processo de federalização.
No dia 17 de março de 2010, a partir das 16h se deu a instalação oficial do Instituto federal do Paraná em palmas, assumindo o Campus II do UNICS, considerado, conforme disse o reitor da federal, em seu discurso de posse, torna-se o maior completo universitário do IFPR do Brasil.
O UNICS em números, até 2009, pode ser colocado da seguinte forma:
• 02 campi; em torno de 2.000 alunos (considerando Pós-Graduação); 200 professores; 150 funcionários; 17 cursos de graduação; 28 cursos de pós-graduação (lato sensu); 14 Projetos de Pesquisa; Dezenas de Programas e Eventos de Extensão Universitária; 02 cursos Técnicos Profissionalizantes; 36 mil m de área construída; Biblioteca com mais de 100.000 volumes (a maior da região Sudoeste PR); 110 salas de aula; 18 laboratórios (Química, Física, Biologia, Informática, Línguas, Engenharia Civil, Pedagogia e etc); 02 escritórios modelo (Contábeis e Direito); 01 Empresa Júnior (Administração); 02 auditórios com 1200 lugares; 01 Centro de Documentação e Pesquisa; 02 Quadras Poliesportivas; 01 Piscina térmica coberta; 01 Campo de Futebol oficial; 01 Pista de Atletismo; 01 Estúdio de gravação para TV. (Informações site do UNICS dezembro de 2009: http://www.unics.edu.br).
Os Cursos ofertados pela FAFI-FACEPAL-FACIPAL-UNICS foram:

Grau Curso
Bacharelado ADMINISTRAÇÃO
Tecnológico AGRONEGÓCIO
Licenciatura ARTES VISUAIS
Licenciatura CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Bacharelado DIREITO
Licenciatura EDUCAÇAO FÍSICA
Bacharelado EDUCAÇAO FÍSICA
Bacharelado ENFERMAGEM
Bacharelado ENGENHARIA AGRONÔMICA
Bacharelado ENGENHARIA CIVIL
Bacharelado FARMÁCIA
Licenciatura FÍSICA
Licenciatura HISTÓRIA
Licenciatura LETRAS
Licenciatura LETRAS - ESPANHOL
Licenciatura LETRAS - INGLÊS
Licenciatura LETRAS - PORTUGUÊS
Licenciatura MATEMÁTICA
Licenciatura PEDAGOGIA
Licenciatura QUÍMICA
Bacharelado SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE
Bacharelado SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Tecnológico TECNOLOGIA AGROFLORESTAL

Contando com os seguintes indicadores na última avaliação:
CI - Conceito Institucional: 4 (quatro)-(2007)
IGC - Índice Geral de Cursos Faixa: 3 (três) (2008). Segundo dados do E-MEC.
Seu Credenciamento se deu em 11/11/1968 e o último Recredenciamento se deu em 17/05/2004. Foram 41 anos de atuação.

Maiores informações buscar junto à Home page: http://www.unics.edu.br

Um comentário:

  1. Estou organizando um acervo histórico sobre a CNEC no Paraná. Estou encontrando dificuldades para reunir material (fotos etc) Mantenho algumas página no Face: Claudino de Freitas Freitas, Acervo para Edições de Claudino de Freitas, Atacando ded Frente o Assédio Moral,Cultivando Valores, Crônicas CV, etc. ficarei grato quem pode me ajudar com material. Caso queira meu tel é 998670910 Grato

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Meu Livro: Quem tem Medo de Gatos? E outras estórias (Ed. Vozes)

Meu Livro: Quem tem Medo de Gatos? E outras estórias (Ed. Vozes)

Sonhos são como nuvens valsando flocos de algodão

Minha foto
Palmas, Paraná, Brazil
Quando o coração começa a viajar cedo na vida, vai se espalhando e esparramando um pedaço da gente em cada canto por onde passamos. Acho que comigo foi algo assim. Minha família sempre ficou com a maior parte, talvez, também, a melhor, mas alguns pedacinhos indiscretos foram se perdendo pelos caminhos. Quando comecei a querer recrutá-los de volta, mandei muita correspondência, escolhi a forma poemas, a forma frases, pensamentos, mas nenhuma resposta imediata. Depois, enviei contos, romance... e usei a internet com suas múltiplas doses de endereços. Comecei a perceber que o que deixei para trás não há como recuperar, mas há sim um jeito de reconstruir esse coração, com novos arranjos, novos pedaços, colhidos aqui e acolá, alguns até parecidos com o meu, e penso que posso torná-lo inteiro novamente. Continuo usando as mesmas formas, porém, com novas fórmulas e novos endereços. Estou gostando das respostas que recebo. Meu coração ainda viaja, mas agora tenho roteiro e carteira de motorista! Prof´Eta (Professora e Poeta).

PÉROLA DO UNIVERSO

Uma curva desvia o que era destino,
Uma força, um vento, um siroco menino
Um grão perdido no sideral espaço
Cria a pérola solitária do universo.

Um róseo coração saltita pelos ares
Navega em barco a vela pelos mares
Voa inquieto, solitário burbulhando amor
Enfeitando jardins verdes de colorida flor.

Há um sonho que insiste se mostrar amarelo,
O quero azul, verde ou vermelho, mas sincero
Exibindo a nave do cósmico voante que o leva
E me busca e em dreams suaves nos enleva.

Mais um risco de um vento no universo... e um grão se fará pérola...

Postagens populares

APAL- Academia Palmense de Letras

APAL- Academia Palmense de Letras
Academia Palmense de Letras