25 de abr. de 2009

24/04/09 MEC recebe projeto de federalização do UNICS


Nesta semana foi dado mais um passo importante em torno do projeto de tornar o UNICS o sexto Campi da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS. Foi estabelecido contato com o Ministério da Educação, através da Secretária Nacional de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci.

Em Brasília a reitora do Centro Universitário de Palmas/PR, Dra. Ivania Marini Piton; a vice-presidente do Centro Pastoral Educacional e Assistencial Dom Carlos, professora Renata B. Vasconcellos Fonseca e os deputados Federais, Rodrigo da Rocha Loures e Angelo Vanhoni e o senador Flávio Arns apresentaram o projeto do Ministério da Educação, para inserção do UNICS na estrutura federal de educação Superior.

Na oportunidade foi solicitado, e já com confirmação da própria secretária nacional, da vinda de uma equipe técnica do Ministério da Educação para um estudo junto a estrutura do Centro Universitário Católico do Sudoeste do PR, o que deve ocorrer num prazo de 30 dias.

Na manhã desta quinta-feira(23), o deputado Federal Rodrigo da Rocha Loures, enfatizou que o encontro foi muito positivo, pois a Secretária Nacional entendeu a necessidade de atender a reivindicação feita por Palmas/PR.

O parlamentar salientou que a Dra, Maria Paula Dallari Bucci ficou bastante tranqüila em relação ao pleito, uma vez que já está garantido apoio político ao projeto, através de vários parlamentares paranaenses que são integrantes de comissões importantes na Câmara e no Senado, por onde deverá tramitar o projeto criando legalmente a Universidade Federal da Fronteira Sul, que poderá agregar o Campi de Palmas, aos campi já definidos de Realeza, Laranjeiras do Sul no PR; Chapecó em SC e Erechim e Cerro Largo no RS.

Destacou o parlamentar que todos os caminhos técnicos, para a viabilidade do projeto, estão sendo cumpridos e há necessidade de correr contra o tempo para que os relatores das comissões para emitir seus respectivos pareceres em torno da questão. Emendas ao projeto original da Universidade Federal da Fronteira Sul, já foram feitos pelos deputados Angelo Vanhoni e Airton Roveda.

De acordo com a Reitora do UNICS e a vice-presidente do CPEA, o projeto de inserção do Centro Universitário ao contexto da UFFS tem recebido apoio importante dos deputados e senadores do PR, Flávio Arns, Osmar Dias e Alvaro Dias. “Relatores da Câmara dos Deputados e do Senado tem demonstrado sensibilidade e interesse em garantir este benefício educacional para os municípios do Sudoeste, Sul do PR e Oeste de SC.

Conforme a reitora, Ivania Marini Pitton é uma caminhada complexa, mas que vem sendo feita com muito empenho e dedicação nos aspectos social, com o apoio da população local e suas lideranças, bem como pelos parlamentares que estão se dedicando a causa.

A vice-presidente do CPEA, prof. Renata B. Vasconcellos Fonseca, frisa que o grande sonho da população de Palmas e região, tem gerado uma repercussão positiva muito grande junto aos parlamentares paranaenses em Brasília, e também agora junto aos órgãos do governo Federal que tem poder de difinir favoravelmente em favor da população de nossa região.

Por outro aspecto está sendo feito um trabalho muito grande de apelo ao deputado federal André Vargas, (PT-PR) que é relator, na Comissão de Finanças e Tributação, do projeto de lei 3774/2008, do Executivo, que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e autoriza o Ministério a Educação a criar seu quadro de pessoal, para que insira em seu relatório o UNICS neste processo e estrutura de educação superior federal.

Neste sentido várias lideranças de Palmas convocam a população a Enviar um e-mail para o deputado falando da importância desse campi em Palmas e mostrando que já uma estrutura pronta, apenas aguardando a instalação do campi da UFFS para ofertar aos alunos de toda a região Ensino Superior com várias ofertas de curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário.

Meu Livro: Quem tem Medo de Gatos? E outras estórias (Ed. Vozes)

Meu Livro: Quem tem Medo de Gatos? E outras estórias (Ed. Vozes)

Sonhos são como nuvens valsando flocos de algodão

Minha foto
Palmas, Paraná, Brazil
Quando o coração começa a viajar cedo na vida, vai se espalhando e esparramando um pedaço da gente em cada canto por onde passamos. Acho que comigo foi algo assim. Minha família sempre ficou com a maior parte, talvez, também, a melhor, mas alguns pedacinhos indiscretos foram se perdendo pelos caminhos. Quando comecei a querer recrutá-los de volta, mandei muita correspondência, escolhi a forma poemas, a forma frases, pensamentos, mas nenhuma resposta imediata. Depois, enviei contos, romance... e usei a internet com suas múltiplas doses de endereços. Comecei a perceber que o que deixei para trás não há como recuperar, mas há sim um jeito de reconstruir esse coração, com novos arranjos, novos pedaços, colhidos aqui e acolá, alguns até parecidos com o meu, e penso que posso torná-lo inteiro novamente. Continuo usando as mesmas formas, porém, com novas fórmulas e novos endereços. Estou gostando das respostas que recebo. Meu coração ainda viaja, mas agora tenho roteiro e carteira de motorista! Prof´Eta (Professora e Poeta).

PÉROLA DO UNIVERSO

Uma curva desvia o que era destino,
Uma força, um vento, um siroco menino
Um grão perdido no sideral espaço
Cria a pérola solitária do universo.

Um róseo coração saltita pelos ares
Navega em barco a vela pelos mares
Voa inquieto, solitário burbulhando amor
Enfeitando jardins verdes de colorida flor.

Há um sonho que insiste se mostrar amarelo,
O quero azul, verde ou vermelho, mas sincero
Exibindo a nave do cósmico voante que o leva
E me busca e em dreams suaves nos enleva.

Mais um risco de um vento no universo... e um grão se fará pérola...

Postagens populares

APAL- Academia Palmense de Letras

APAL- Academia Palmense de Letras
Academia Palmense de Letras