2 de mar. de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

QUE TAL UMA REFLEXÃO AO INVÉS DE APENAS PARABENIZAÇÕES??!!

Em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas começaram também a celebrar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher. Dois anos depois, em dezembro de 1977, a Assembléia Geral aprovou uma resolução proclamando um Dia das Nações Unidas para os Direitos da Mulher e da paz internacional, a ser observado em qualquer dia do ano pelos Estados-Membros, em conformidade com as suas tradições históricas e nacionais. Para as Nações Unidas o Dia Internacional da Mulher escolhido foi em 8 de março, desde 1975. O dia é tradicionalmente marcado com uma mensagem do Secretário-Geral. Para 2010, o atual Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon afirma que o tema a ser observado é Igualdade de direitos, igualdade de oportunidades: o progresso para todos". Segundo ele, “a igualdade para as mulheres e meninas também é um imperativo econômico e social. Até que as mulheres e meninas sejam libertadas da pobreza e da injustiça, todas as nossas metas - a paz, a segurança, o desenvolvimento sustentável - estão em perigo. Quinze anos atrás, na Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher, os governos se comprometeram a promover a igualdade, desenvolvimento e paz para todas as mulheres em toda parte. O marco da Declaração de Pequim teve um impacto profundo e abrangente. Há, neste ano, uma mensagem clara para as mulheres e meninas em todo o mundo que a igualdade e oportunidade são os seus direitos inalienáveis. Uma lição fundamental da última década e meia é a importância de abordar mais a discriminação e a injustiça. Estereótipos de gênero e a discriminação continuam comuns em todas as culturas e comunidades. Se olharmos através das lentes da pobreza, ou em situações de desastre, vemos que as mulheres ainda carregam o maior fardo. As Nações Unidas enfatizam que as mulheres são fundamentais para a paz e segurança. No Dia Internacional da Mulher, vamos olhar criticamente para as realizações dos últimos 15 anos para que possamos construir o que tem funcionado e corrigir o que não tem. Vamos trabalhar com determinação renovada, para um futuro de igualdade de direitos, igualdade de oportunidades e de progresso para todos.
A história do Dia Internacional da Mulher teve origem em 1908, em Nova York, quando mulheres exigem melhores condições de trabalho na empresa em que atuam. Assim, no Dia Internacional da Mulher devem ser lembradas as batalhas de uma longa luta para construir uma sociedade que seja justa para todos os seus membros, em uma sociedade na qual deve-se respeitar a diversidade e imperar a tolerância, a segurança, a justiça e igualdade social entre homens e mulheres.
Na Itália os homens oferecem rosas amarelas para as mulheres. Na Rússia, rosas amarelas e chocolate. Na Ásia se tem o costume de oferecer flores. Alguns empregadores as presenteiam também e crianças em idade escolar são trazidas frequentemente para apresentações aos seus professores. Em Portugal e Romênia, grupos de mulheres comemoram "só para mulheres", jantares e festas na noite de 8 de março. Na Índia, o Dia Internacional da Mulher tem muitos significados. O Congresso de 2005, do Trades Union Congress aprovou uma resolução nomeando um feriado no Reino Unido para o Dia da Mulher.
(Informações disponíveis em: < http://www.un.org/womenwatch/feature/iwd/> Acesso em 01/03/10).
Talvez este dia seja um bom dia para refletirmos e repensarmos nosso papel, como mulher, para ajudar a construir um mundo onde haja mais paz, amor, justiça e segurança. Ainda somos as que permanecem mais tempo em contato com os filhos, nos unamos aos pais e vamos dar às nossas crianças, sejam elas meninos ou meninas, o amor, a segurança e a orientação que cabe à família dar.
Talvez estejamos vivendo o momento certo para mostrar às nossas crianças que o mais importante não é a beleza exterior, mas a beleza interior que temos obrigação de desenvolver. E, importante lembrar que não são apenas as carreiras de modelo, de atriz, de cantores, músicos, pintores, apresentadores, de artistas em geral que podem nos dar satisfação pessoal, mas também aquelas que desempenhamos com amor, porque fazem parte de nossas habilidades cotidianas, de nossos dons, de nossa capacidade de desenvolver porque simplesmente gostamos. Então, comecemos não sendo mães que querem ser mães de famosos, mas mães de seres felizes e completos porque fazem o que gostam e porque gostam poderão ser famosos também!
Que este dia Internacional da mulher seja um dia mais para reflexão do que para festas, jantares e comemorações que terminam quando chega o dia 09! Assim sendo, Feliz Dia Internacional da Mulher!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário.

Meu Livro: Quem tem Medo de Gatos? E outras estórias (Ed. Vozes)

Meu Livro: Quem tem Medo de Gatos? E outras estórias (Ed. Vozes)

Sonhos são como nuvens valsando flocos de algodão

Minha foto
Palmas, Paraná, Brazil
Quando o coração começa a viajar cedo na vida, vai se espalhando e esparramando um pedaço da gente em cada canto por onde passamos. Acho que comigo foi algo assim. Minha família sempre ficou com a maior parte, talvez, também, a melhor, mas alguns pedacinhos indiscretos foram se perdendo pelos caminhos. Quando comecei a querer recrutá-los de volta, mandei muita correspondência, escolhi a forma poemas, a forma frases, pensamentos, mas nenhuma resposta imediata. Depois, enviei contos, romance... e usei a internet com suas múltiplas doses de endereços. Comecei a perceber que o que deixei para trás não há como recuperar, mas há sim um jeito de reconstruir esse coração, com novos arranjos, novos pedaços, colhidos aqui e acolá, alguns até parecidos com o meu, e penso que posso torná-lo inteiro novamente. Continuo usando as mesmas formas, porém, com novas fórmulas e novos endereços. Estou gostando das respostas que recebo. Meu coração ainda viaja, mas agora tenho roteiro e carteira de motorista! Prof´Eta (Professora e Poeta).

PÉROLA DO UNIVERSO

Uma curva desvia o que era destino,
Uma força, um vento, um siroco menino
Um grão perdido no sideral espaço
Cria a pérola solitária do universo.

Um róseo coração saltita pelos ares
Navega em barco a vela pelos mares
Voa inquieto, solitário burbulhando amor
Enfeitando jardins verdes de colorida flor.

Há um sonho que insiste se mostrar amarelo,
O quero azul, verde ou vermelho, mas sincero
Exibindo a nave do cósmico voante que o leva
E me busca e em dreams suaves nos enleva.

Mais um risco de um vento no universo... e um grão se fará pérola...

Postagens populares

APAL- Academia Palmense de Letras

APAL- Academia Palmense de Letras
Academia Palmense de Letras