19 de out. de 2009

Sobre Poesia por Rubens Jardim

“A presença da poesia é mais sensível e mais real que os terroristas e as guerras. Poesia não é mestre-escola, nem baedecker, nem meeting. O poeta foi sempre o anunciador das grandes reformas universais. Como explicar o poema? Jamais. A poesia é um modo de conhecimento, ainda que imperfeito, faz e vem fazendo mesmo dessa imperfeição a sua grandeza. Insatisfeito com a minha poesia, também anseio por novas soluções. O artista é apenas um colaborador na magia de que é o oficiante, na tragédia sagrada de que é cúmplice. A poesia por si é antevisão, profecia e sabedoria e nenhum conselho pode ou poderá modificar sua trajetória e sua essência.” (http://www.rubensjardim.com/blog.php?idb=20057)
Perfeito!!!!

Um comentário:

  1. Olá Lucy!!!
    Também gostei desta explicação pois, poesia vem de poiésis que tem relação direta com o fazer seja ele qual for, mas de forma verdadeira como se este fazer desvelasse uma realidade outra, aquela que "ama esconder-se". Por isso a poesia é um meio pelo qual também podemos conhecer as coisas do mundo.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Meu Livro: Quem tem Medo de Gatos? E outras estórias (Ed. Vozes)

Meu Livro: Quem tem Medo de Gatos? E outras estórias (Ed. Vozes)

Sonhos são como nuvens valsando flocos de algodão

Minha foto
Palmas, Paraná, Brazil
Quando o coração começa a viajar cedo na vida, vai se espalhando e esparramando um pedaço da gente em cada canto por onde passamos. Acho que comigo foi algo assim. Minha família sempre ficou com a maior parte, talvez, também, a melhor, mas alguns pedacinhos indiscretos foram se perdendo pelos caminhos. Quando comecei a querer recrutá-los de volta, mandei muita correspondência, escolhi a forma poemas, a forma frases, pensamentos, mas nenhuma resposta imediata. Depois, enviei contos, romance... e usei a internet com suas múltiplas doses de endereços. Comecei a perceber que o que deixei para trás não há como recuperar, mas há sim um jeito de reconstruir esse coração, com novos arranjos, novos pedaços, colhidos aqui e acolá, alguns até parecidos com o meu, e penso que posso torná-lo inteiro novamente. Continuo usando as mesmas formas, porém, com novas fórmulas e novos endereços. Estou gostando das respostas que recebo. Meu coração ainda viaja, mas agora tenho roteiro e carteira de motorista! Prof´Eta (Professora e Poeta).

PÉROLA DO UNIVERSO

Uma curva desvia o que era destino,
Uma força, um vento, um siroco menino
Um grão perdido no sideral espaço
Cria a pérola solitária do universo.

Um róseo coração saltita pelos ares
Navega em barco a vela pelos mares
Voa inquieto, solitário burbulhando amor
Enfeitando jardins verdes de colorida flor.

Há um sonho que insiste se mostrar amarelo,
O quero azul, verde ou vermelho, mas sincero
Exibindo a nave do cósmico voante que o leva
E me busca e em dreams suaves nos enleva.

Mais um risco de um vento no universo... e um grão se fará pérola...

Postagens populares

APAL- Academia Palmense de Letras

APAL- Academia Palmense de Letras
Academia Palmense de Letras