Faleceu em 26 de março de 2010, Francisco Filipak, 85 anos, professor, filho de Antônio Filipak e Maria Filipak. Membro da Academia Paranaense de Letras. Membnro Benemérito da APAL. Deixa viúva Maria da Luz Clotilde Cunha Filipak.
Enviamos nossas condolências à Família de Francisco Filipak. Lembro que a "morte não existe" o que se vai é o físico, fica o feito do homem, suas histórias, sua experiência de vida, seus exemplos, sua determinação. Sua alma está viva na herança cultural que nos legou. E temos que agradecê-lo por isso e pelo convívio.
A APAL de Palmas envia à Família os sentimentos de todos nós, pela perda do amigo e incentivador da criação de nossa Academia. Um baluarte que continuará lembrado para sempre.
"Escrevivendo" Um espaço para escrever poesias, textos em prosa, deixar mensagens, divulgar "escrevivendos da vida" ...
27 de mar. de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meu Livro: Quem tem Medo de Gatos? E outras estórias (Ed. Vozes)
Skoob- O que você anda lendo???
Simultaneidades
Caminha Poetando Caminhando
Minha lista de blogs
Sonhos são como nuvens valsando flocos de algodão
- LucyNazaro Escrevivendo
- Palmas, Paraná, Brazil
- Quando o coração começa a viajar cedo na vida, vai se espalhando e esparramando um pedaço da gente em cada canto por onde passamos. Acho que comigo foi algo assim. Minha família sempre ficou com a maior parte, talvez, também, a melhor, mas alguns pedacinhos indiscretos foram se perdendo pelos caminhos. Quando comecei a querer recrutá-los de volta, mandei muita correspondência, escolhi a forma poemas, a forma frases, pensamentos, mas nenhuma resposta imediata. Depois, enviei contos, romance... e usei a internet com suas múltiplas doses de endereços. Comecei a perceber que o que deixei para trás não há como recuperar, mas há sim um jeito de reconstruir esse coração, com novos arranjos, novos pedaços, colhidos aqui e acolá, alguns até parecidos com o meu, e penso que posso torná-lo inteiro novamente. Continuo usando as mesmas formas, porém, com novas fórmulas e novos endereços. Estou gostando das respostas que recebo. Meu coração ainda viaja, mas agora tenho roteiro e carteira de motorista! Prof´Eta (Professora e Poeta).
PÉROLA DO UNIVERSO
Uma curva desvia o que era destino,
Uma força, um vento, um siroco menino
Um grão perdido no sideral espaço
Cria a pérola solitária do universo.
Um róseo coração saltita pelos ares
Navega em barco a vela pelos mares
Voa inquieto, solitário burbulhando amor
Enfeitando jardins verdes de colorida flor.
Há um sonho que insiste se mostrar amarelo,
O quero azul, verde ou vermelho, mas sincero
Exibindo a nave do cósmico voante que o leva
E me busca e em dreams suaves nos enleva.
Mais um risco de um vento no universo... e um grão se fará pérola...
Uma força, um vento, um siroco menino
Um grão perdido no sideral espaço
Cria a pérola solitária do universo.
Um róseo coração saltita pelos ares
Navega em barco a vela pelos mares
Voa inquieto, solitário burbulhando amor
Enfeitando jardins verdes de colorida flor.
Há um sonho que insiste se mostrar amarelo,
O quero azul, verde ou vermelho, mas sincero
Exibindo a nave do cósmico voante que o leva
E me busca e em dreams suaves nos enleva.
Mais um risco de um vento no universo... e um grão se fará pérola...
Postagens populares
-
Estou em luto. Perdi minha mãe, agora em janeiro.
-
Poemínimos Quase Românticos - Tchello d'Barros Assistam, vale a pena! Lindo lindo!!!! Como não sei postar em outro lugar, recomendo por ...
-
Encontre mais músicas como esta em CASA CORPO BRASIS
-
Conta uma história que lá pela rua Bento Stingelin nº 41, em Palmas-PR, tem uma casa que pertenceu a uma bruxa. É, dizem que ela nascera há...
-
Poesistas: POEIRAS DA LUA
Associo-me as condolências aos familiares do emérito pesquisador professor Francisco Filipak que sonhou continuar produzindo e publicando mais outras importantes facetas de nossa história e cultura. Com admiração e saudades de um grande amigo acima de tudo. Pedro Martim Kokuszka
ResponderExcluirIrati está de luto!Levou o nome e a cultura desta região,onde sempre participava dos eventos literários,fundou o ALACS,da região centro-sul do Paraná.Dai-lhe Senhor o descanso eterno!
ResponderExcluirObrigada por seu comentário.
ResponderExcluirSimplesmente sem palavras para falar o que senti ao receber tal notícia...
ResponderExcluirNão existem palavras para descrever o que ele significou, a simpatia, a alegria, a vida que ele carregava e compartilhava com todos.
Lembranças boas de ti carregarei para o resto da minha vida.
Obrigada por ter passado pela minha vida de forma tão esplêndida.
Minhas condolências à família Filipak
Somente agora soube do falecimento do emérito Professor Francisco Filipak que no Espírito Santo brilhou com suas palestras sobre Metáfora a ponto de Confeccionar um Dicionário Capixaba.
ResponderExcluirUma morte de um dos mais importantes intelectuais brasileiros e pessoa de uma bondade sem igual. Adeus amigo e condolências a família
Clério José Borges
www.clerioborges.com.br
Obrigada, Clério José. Infelizmente perdemos uma pessoa realmente grande para a cultura brasileira, um escritor/pesquisador notável. Sua falta é sentida por todos os que amam as letras e nossa história.
ResponderExcluirORA ORA, SEJA SEJA, vejam só o que eu fui encontrar... que prazer... que alegria, que satisfação... Quanta Saudade!!!!! Minha ex´colega de curso, depois minha professora-amiga de feliz convívio na capital história do sudoeste paranaense... Professora Lucy, que Boa Noite eu mereci ... Parabéns. Um forte abraço ao Délio, aos "meninos", às noras e aos netos,com certeza... Me sentí em Palmas, na FAFI saudosamente.
ResponderExcluirClodoaldo, não sei qual o seu e-mail. Por favor me escreva lucynazaro@yahoo.com.br
ResponderExcluirUm forte abraço e obrigada pela leitura.
Tio Francisco quantas saudades sinto,como nos faz falta saudades.
ResponderExcluir